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Escola Bíblica Dominical – uma verdadeira obra de Videira.

Os primeiros registros existentes do embrião que hoje é a Escola Bíblica Dominical remetem ao ano de 1737, quando John Wesley em sua obra missionária pela América, começou a dar ensinamentos mais profundos e direcionados sobre a Bíblia às crianças. Convertida ao evangelho por intermédio de John Wesley e seus sermões, a jovem Hanna Ball Moore, de apenas 26 anos, abriu sua casa para o ensino também de crianças no ano de 1769. Alguns anos mais tarde haveria uma estruturação desta obra tão fundamental ao Reino de Deus.

A Escola Bíblica Dominical foi criada tendo como base o serviço cristão e principalmente social. Não é difícil haver emoção ao ler sua história, pois podemos ver claramente o zelo e amor para com os outros e com a palavra do Senhor. Estes outros especificamente eram crianças, que trabalhavam cerca de 12 horas de segunda a sábado, nas fábricas inglesas do século XVIII (1780) e tinham somente os domingos livres. Lembrando que nesta época não havia muitas distrações como computadores, celulares, Youtube ou filmes de super heróis, portanto todas estas crianças costumavam ficar nas ruas, brincando, brigando, gritando e outras coisas.

Toda esta bagunça um dia chamou a atenção do jornalista Robert Raikes (1736 – 1811) enquanto trabalhava em um editorial para o Jornal de Gloucester, que pertencia ao seu pai. Raikes tinha como objeto de trabalho um estudo sobre o sistema carcerário da época e as formas mais eficazes de reabilitação dos encarcerados. Corriqueiramente, por meio de seus escritos, chamava a atenção das autoridades para a importância dos estudos, aulas, cursos e diversas atividades na recuperação destas vidas, para que assim que cumprissem sua dívida com a sociedade, lhe agregassem valor.

Ao refletir sobre a bagunça que estava abaixo de sua janela e lhe impedia de trabalhar apropriadamente, Raikes vislumbrou que talvez o futuro daquelas crianças não fosse tão diferente do dos encarcerados que analisara, pois também não possuíam acesso aos estudos. Isto porque as escolas inglesas eram privadas e restritas às famílias abastadas e também pelo fato de serem obrigadas a trabalhar durante todos os dias possíveis. Isto o preocupou de imediato e fez germinar em sua mente estratégias para otimizar a vida daquelas crianças e lhes proporcionar aprendizados muito melhores do que as ruas eram capazes.

Raikes utilizou o primeiro meio que lhe era disponível - a escrita. Primeiramente começou a escrever sobre a vida das crianças, sua jornada de trabalho, a falta de oportunidades e condições básicas. Quanto mais se aprofundava no tema, mais sentia-se compelido a agir e contribuir com o que podia para melhorar a vida de todas elas. Logo após trazer à tona a realidade daquelas crianças pobres por meio de seu editorial, Raikes começou a escrever sobre o que poderia ser feito para alterá-la e consequentemente melhorá-la. Afirmou que a alfabetização e os ensinos de linguagem, matemática e religião eram cruciais para o crescimento mental e intelectual das crianças. Tendo isto em mente, apelou por meio de seu jornal para que mulheres com estas aptidões de ensino se dispusessem a auxiliá-lo neste projeto.

Aos poucos, diversas crianças começaram a participar do projeto e desfrutar de toda riqueza de conhecimento que lhes era proporcionada. Uma verdadeira educação cristã estava se formando, com foco também na Bíblia, ética e moral. É importante ressaltar que além do alimento espiritual e mental, Raikes se empenhava em angariar fundos por meio de seu jornal para as doações de roupas, sapatos, materiais e alimentos para crianças que participassem dos ensinos e também para as que morassem nas ruas, inclusive dispondo sua casa para abrigo, até que estivessem seguras e possuíssem um lar.

Houve resistência ao trabalho de Raikes principalmente no início, pois os líderes das igrejas, que deveriam auxiliá-lo, acusavam-no de estar profanando os domingos, que em tese, seriam somente para as cerimônias religiosas, sem carga de trabalho alguma. Outro ponto que também destacavam era que suas igrejas estavam ficando inundadas de crianças maltrapilhas, que não sabiam se comportar. Logo o trabalho de Raikes começou a dar mais frutos e a se espalhar, chegando ao conhecimento de John Wesley, que via as Escolas Dominicais como os meios mais eficazes de ensino e evangelização infantil. Quatro anos após sua instauração, a Escola Dominical já possuía mais de 250 mil alunos inscritos e em 1811, quando Robert Raikes faleceu, havia mais de 400 mil.

Em 1785 foi fundada na Inglaterra a Associação da Escola Dominical, sendo também no mesmo ano criada a União das Escolas Dominicais, nos Estados Unidos. Efetivamente, no dia 3 de novembro de 1783, é celebrada a fundação da Escola Dominical, apesar de ter sido instaurada anteriormente a este período. John Wesley investiu e sempre viu o potencial das Escolas Dominicais, lhe sendo atribuída a fala abaixo:

“Estou convencido de que essas Escolas Dominicais são a instituição mais nobre de toda a Europa, contando que seus professores e dirigentes cumpram seus deveres. O livro de estudo dessa Escola é a Bíblia. Em obediência ao mandado de Jesus, precisamos examinar as escrituras e manejar bem a palavra de Deus”.

                  No Brasil, a Escola Bíblica Dominical surgiu precisamente em 19 de agosto de 1855, na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro. Os jovens missionários escoceses Robert e Sarah Kalley chegaram ao Brasil e instalaram a primeira Escola Dominical para ensino de crianças. No início, apenas 5 crianças compareceram e tiveram uma aula sobre Jonas, mais gestual do que falada, em detrimento da barreira ainda existente em relação ao idioma dos missionários. Conforme o passar do tempo, havia tantas pessoas e interesse, que o missionário Robert Kalley logo deu início às aulas para jovens e adultos. Com o crescimento, a Escola Dominical se expandiu e foi para o Rio de Janeiro, justamente para o alcance de mais vidas. Posteriormente, este movimento deu início à Igreja Evangélica Congregacional do Brasil.

                  Hoje a Escola Bíblica Dominical é a maior instituição de ensino do mundo, estando presente em milhares de igrejas protestantes e alcançando milhões de vidas com o ensino e disseminação do evangelho de Cristo.

Algumas razões para você participar:

•    POR AMAR A JESUS! Jesus disse: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, este é o que me ama.” (João 14.21a).

•    PARA NÃO ERRAR! Jesus disse: “Errais não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.” (Mateus 22.29).

•    PARA SER LIMPO! Jesus disse: “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado.” (João 15.3).

•    PARA APRENDER! Jesus disse: “Aprendei de mim.” (Mateus 11.29a).

•    PARA SER SANTO! Jesus orou: “Santifica-os na verdade. A tua palavra é a verdade.” (João 17.17).

•    PARA SER AMIGO DE JESUS! Jesus disse: “Vós sereis meus amigos se fizerdes o que eu vos mando.” (João 15.14).

•    PARA SER BEM AVENTURADO! Jesus garantiu: “Bem aventurados os que leem, ouvem e guardam a sua palavra.” (Apocalipse 1.3).

 

A Escola Bíblica Dominical da ADS acontece aos Domingos das 9h00 às 10h. Venha fazer parte conosco do ensinamento, palavra e comunhão que somente o Pai tem para nós!

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